IV Edição da Feira à Moda Antiga em Amarante


Olá gente gira,



No passado fim de semana, nos dias 26,27 e 28 de Junho, decorreu na bela cidade de Amarante (podem ver posts já feitos no blog sobre Amarante AQUIAQUI ou AQUI e que tal AQUI e AQUI TAMBÉM ou AQUIOUTRO AQUI e AQUI AINDA) só agora dei realmente conta do quanto já escrevi e divulguei a cidade no blog, sou apaixonada por esta cidade, para descansar.
Flyer com as datas e informação sobre cada dia


Mas hoje venho-vos falar de algo que não consegui ir no ano passado a Amarante por esta altura; à Feira à moda Antiga, como o ano passado não fui não posso comparar mas entre algumas pessoas que passava ouvia " o ano passado estava mais gente". Eu cá gostei.

Venham comigo que vou explicar um pouco da IV edição da Feira à Moda Antiga com algumas imagens (não consegui tirar a tudo).



A cidade de Amarante recebeu no passado fim de semana (último Fim de semana de Junho) a IV edição da Feira à Moda Antiga, este evento recriou o ambiente da época dos anos 30 com um programa cultural e muitas actividades temáticas.

Organizada pelo " O arquinho Comércio Vivo" recriou os anos 30 sendo as lojas decoradas e os comerciantes vestidos à época recriada, dos quais dou destaque aos carros clássicos e antigas charretes puxadas a cavalo, à barbearia, mostra de gado alusiva à época, , jogos, cantigas populares e em especial às bebidas e produtos de gastronia locais. Lamentavelmente não provei o hidromel; esqueci-me completamente provei um licor de frutos silvestres (para relembrar uma pessoa que me é muito querida, foi provado não comprado). Se a Cá não comprasse uma garrafa de vinho do Porto, não seria eu, se estou numa zona onde é feito o vinho do Porto óbvio que vou comprar uma garrafa de vinho do Porto. 











O objectivo principal deste evento é recriar os anos 30, trazendo animação à cidade e "ajudando a impulsionar" o comércio e turismo locais.

O evento teve lugar no antigo largo do Arquinho, actualmente conhecido como Largo Conselheiro António Cândido e pelas Ruas 31 de Janeiro.




                                        
Entre os produtos amarantinos destaca-se os tamancos, o fumeiro, a doçaria conventual (meu deus perdição) e o vinho verde.

A feira contou com a Banda de Música de Amarante, grupos musicais de ranchos folclóricos, grupos de teatro, grupo de bombos e tunas.

A feira é organizada em colaboração da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Cepelos, Madalena e Gatão, do Município de Amarante e da Associação "A Velha Lamparina".










Gostei, apesar de ser aquela típica pessoa que odeia confusões, muitas pessoas uns para um lado outros para outro e não consegui ver tudo, mas fotografei tudo o que me chamou à atenção no decorrer dos dois dias, Sábado e Domingo, apesar de ter também apanhado as noites.

 







Confesso que estas últimas imagens me remetem para a minha infância nas férias de verão, algures em Bragança; lembro-me de o meu irmão e uns primos terem feito um "carro" idêntico ao da imagem onde me encontro sentada. Os brinquedos, os objectos de decoração de um qualquer escritório, relembrou-me muito o meu avô.

                                      
Espero que tenham gostado tanto do texto muito resumido do que foi este evento como das poucas imagens que tirei, fui captando as que me chamaram mais à atenção assim de repente.



Outra coisa junto ao rio há uma zona de restaurantes virados para o rio (na rua 31 de Janeiro) que adorei ver pessoas a comer em mesas corridas conhecessem ou não, comia tudo na mesma mesma.

Deixem o vosso feedback nos comentários, se gostaram ou não deste post. E quem esteve presente o que achou da Feira à Moda Antiga?

Beijinhos,





         


2 comentários

  1. Oi! :)
    Que lindo! Adoro coisas antigas, principalmente os carros. Gosto demais dessas feiras, são sempre incríveis!

    Beijos
    www.dezoitoprimaveras.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Michelly,
      Muito obrigada pelo teu comentário. Gosto muito deste tipo de feiras também.

      Beijinhos,

      Eliminar

Back to Top