A felicidade irreal nas redes sociais


Já se perguntaram alguma vez porque maioritariamente todas as pessoas são tão feliz no Facebook ou porque algumas pessoas se expõem tanto no mundo virtual? Ultimamente pergunto-me isso todos os dias. Deixo já claro que não tenho nada contra quem usa a rede social como meio de divulgação de tudo que faz na vida, até porque cada um é livre pra viver do jeito que acha melhor (Eu própria já cheguei a fazer).
O que preocupa mesmo é o quanto as relações acabam engessadas por causa de toda essa exposição, que às vezes chega a ser extrema.
Nem tudo é regra e nem tudo é exceção.
Óbvio que há pessoas que usam as redes sociais de forma saudável. Há quem diga que a internet destrói relacionamentos e, ainda mais, dizem que será causa do enfraquecimento das relações pessoais, mas eu não penso assim. Na verdade, a pergunta certa a se fazer é: vocês são resultado das redes sociais ou a vossa rede social é resultado de quem vocês realmente são? É ótimo fazermos aquela viagem que tanto queríamos, alcançar uma grande conquista, realizar um sonho e dividir esses momentos tão marcantes nas redes sociais? Sim, é claro!
O problema é que aí mora a linha tênue entre a exposição exagerada e o simples compartilhar de momentos bons, e é aí que o bom senso de cada um faz toda a diferença.
Pode parecer estupidez, mas todos nós conhecemos alguém que para a cada cinco minutos para postar uma foto no Instagram, no Facebook e onde mais puder aparecer. E assim os momentos deixam de significar momentos e passam a ser só mais uma forma de mostrar para o mundo o quanto se é feliz, o quanto se pode gastar ou o quanto se está informado/a do que é novo, do que está na moda, do que chama atenção, e assim a vida acaba tornando-se uma vitrine.

A vida segue, muita gente quer mostrar aquilo que não é, preocupada demais com a opinião dos outros e comparando-se com algo que não existe.
Ninguém é perfeito, não somos alegres o tempo todo, ninguém está a vestir o melhor sorriso todo dia e muitos menos está de bom humor a toda hora. E isso é totalmente normal, mas o que parece é que nas redes sociais muita gente querem mostrar e acreditar que o bom e o certo é ser perfeito o tempo todo. O mundo precisa de pessoas mais presentes em ações concretas do que em comentários, poses e status.
Então, estejam presente nas redes, curtam, compartilhem, registrem os vossos momentos, mas acima de tudo vivam no mundo real, fora dos limites da vossa página na internet! Porque o melhor da vida acontece fora do mundo virtual, no dia-a-dia, no toque e na presença das pessoas que a gente ama, nos nossos sonhos e na luta diária.
Acima de tudo sejam vocês, chorem, sorriam, cantem, sofram, dancem e não se preocupem em mostrar isso para o mundo! Preocupem-se em mostrar isso para quem vos ama de verdade – porque as redes sociais passam, a moda passa, o sucesso passa, mas o que é real fica e, no fim, somente o que vocês cultivaram de verdade é que vai valer a pena.

Sem comentários

Back to Top