Ser Saudável

Um dos lemas de sempre da Dicavari é que sejam saudáveis e que se aceitem tal como são. 


Informo desde já que não possuo qualquer formação de nutrição ou de fitness; o que será escrito neste post é pela minha experiência pessoal; consultem SEMPRE um profissional.


Cada uma de nós tem determinado biótipo de corpo com uma herança genética que também influência a nossa constituição, quando vos tento transmitir através de imagens, há um ano atrás havia um dia de semana que ia fazendo post na Dicavari dedicado ao tema Ser Saudável, sempre foi para vos fazer ver que acima de tudo desde que sejamos saudáveis de dentro para fora, temos de aceitar o corpo que temos.

Os comentários mais descabidos que lia de mim eram " Anorética"; " Barreira entre o normal e a anorética"; "mamas de silicone". Este tipo de comentários eram feitos por pessoas, ainda acredito eu (uma vez que este mundo há muitas pessoas que se escondem atrás de contas falsas), que desconheço a existência delas, não vou dizer que não incomodava porque incomodava mas não era o dizerem que eu sofria de uma doença, SIM Anoréxia é um distúrbio alimentar é uma doença sim, que pode levar à morte se não for "tratada" a tempo. Era o contexto em que surgia sempre "Anoréxia" e "Silicone".

Nunca tive Anoréxia, mas li livros conheço pessoas que tiveram. Em relação ao silicone nada contra...nada a favor, não devo nada a ninguém mas não tenho silicone.
A minha estrutura é magra, desde sempre, com 5 anos de idade iniciei-me na ginástica rítmica que tive de abandonar anos depois, contudo talvez por nunca ter parado consigo fazer coisas que pessoas mais baixas que eu não fazem, o músculo trabalha-se e a elasticidade também.

Com 14 anos comecei a meditar, dos 15 até aos 19 pratiquei ioga dos 21 até à idade atual faço exercícios para hipertrofiar os músculos (aumento da massa muscular; atenção não é para ficar toda inchada) a salientar que sou e sempre fui seca; contudo há exactamente 4 meses que não pratico, cargas nem exercícios de cardio que convém serem intercalados com os exercícios que divido por grupo muscular.


Ultimamente a minha maior preocupação tem sido somente a alimentação, nós somos o reflexo do que comemos; uma boa alimentação e uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia, tenham o tipo de corpo que tiverem ajuda.


Uma vez que o meu metabolismo é muito acelerado, muitas vezes não consigo comer de três em três horas, como um pouco antes. Dou muita importância aopequeno almoço como é a primeira refeição do dia e gosto de comer bem; sempre presente iogurte, aveia, fruta, pão integral, café e sumo/ leite de soja; num dia normal será por volta das 8 horas da manhã. Ás 10:30 como sempre uma sandes ou duas peças de fruta ou uma barra de cereais, 12:30 Almoço; lanche meio da tarde; lanche fim de tarde; jantar e ceia.
Eu como de tudo, porque o meu metabolismo me permite, não faço dietas nunca fiz, evito os "pecados" mas um dia ou outro por mês dou-me ao luxo de saborear, bebo muita muita água ao longo do dia e adoro coca cola e café (estes dois últimos não são saudáveis mas sou viciada em cafeína e a coca-cola sabe-me bem, dois copos de coca cola por dia). Tento sempre ir à parte biológica nos hipermercados, não sou das àgua com limão de manhã ou a meia da manhã, detox não também, mas tenciono experimentar, pois o organismo encontra esses mesmos nutrientes noutras refeições por exemplo uma sopa.
Sinto que estou sempre a re-educar a minha alimentação para melhor; o que ontem me sabia mal e "odiava" hoje como porque se faz bem o organismo necessita.
 
Quando pratico actividade física ai sim tomo suplementos. Tomo sempre vitaminas e colagénio hidrolisado (o último vou fazendo paragens; é aconselhado para mulheres com mais de 25 anos faz bem ao cabelo, pele unhas, cartilagens e ossos; o nosso organismo deixa de produzir um pouco todos os anos o nosso colagénio natural).



Estou só à espera que uma lesão me passe para voltar à actividade física, não vou indicar os exercícios que faço, o meu objectivo será diferente do vosso por isso falem com um profissional. 


Agora se o vosso biótipo é de mulher mais curvilínea ou com uma gordurinha aqui ou ali se não vos incomodam as mesmas, se tem uma alimentação saudável, se caminham diariamente, se descansam as horas suficientes, se fazem anualmente exames e analises e está tudo ok, o que raio importa a opinião de terceiros?  Aceitem-se como são, pois são vocês que têm de ter acima de tudo amor próprio, saber que algo no vosso corpo que criticam ou que "embirram" que não gostam pode ser algo que chame a atenção de vocês pela positiva, algo vosso e só vosso que vos caracterize. Quem vos ama vai amar sejam magras, gordinhas, estrutura óssea muito larga, estrutura mediana esses são os que importa, quem tenta mandar abaixo não importa para nada, porque são pessoas amarguradas com algo nelas que tentam colocar a sua frustração nos outros e nós como seres individualistas temos de saber deixar falar e não nos afectar.




Amem-se, cuidem-se, claro que se preferem ter um rabiosque mais trabalhado, foquem-se nisso, comecem aos poucos mas aceitem-se como são, estabelecer metas e desafios também é importante, mas é por nós e para nós não com base na opinião (des) formada que outros têm de nós. 


Podem-me chamar culturista; fitness, como eu respondia (que agora já nem me dou a esse trabalho) "Daqui até ser isso ainda vai um longo percurso e não é o meu objectivo".


Cada mulher é única cada corpo é belo à sua maneira, amem-no como tal.
(Todas as imagens deste post foram retiradas do Pinterest)

Que acharam deste post? ajudou-vos a perceberem que primeiro está cada uma de vocês?

Beijinhos,



2 comentários

Back to Top