Como tratar um cabelo encaracolado

Olá gente gira,
Hoje o tema é tratamento de cabelos encaracolados. Já sabem que me preocupo com cabelos, por isso deixo aqui umas indicações sobre os cuidados a ter com eles, caso tenham caracóis.
  1. O Corte
Em primeiro lugar, é preciso ter algum cuidado com o corte que se escolhe, ou com o cabeleireiro que o vai cortar, pois nem toda a gente domina bem a técnica para cortar cabelos encaracolados.
Imagens – Fonte: Pinterest


  1. A lavagem
Depois, este tipo de cabelo não deve ser lavado todos os dias. Lavá-lo diariamente dá a sensação que é bom, mas na verdade o cabelo vai ficando sem os seus óleos naturais, ficando  seco e crespo. Os cabelos encaracolados exigem muito mais humidade do que o cabelo liso, por isso não é bom lavá-lo diariamente, mas sim de duas a quatro vezes por semana.



  1. Os produtos
Quanto a produtos, os champôs, amaciadores e hidratantes especiais para o cabelo encaracolado têm ingredientes que ajudam a mantê-lo domado, macio e com movimento. Os melhores ingredientes são a manteiga de karité e o óleo de abacate. Se o cabelo for muito seco, aplicar óleo de coco antes de o lavar vai hidratá-lo muito bem. É ótimo.
A hidratação noturna é recomendada especialmente para quem tem cabelos secos ou quimicamente tratados. Existem hidratantes próprios para esta situação, especialmente feitos para tratar do cabelo durante o sono e portanto, o cabelo não fica gorduroso ao levantar e a almofada não fica manchada.
Alguma dúvida, não hesitem em procurar a ajuda de um profissional, que vos pode indicar exatamente os melhores produtos para aquilo que pretendem e para o tipo de cabelo que têm. Mesmo os cabelos encaracolados não são todos iguais e o que pode ser indicado para uns pode não ser o melhor para outros.
  


  1. A escovagem
Depois de cada lavagem, o cabelo deve ser desembaraçado com um pente de dentes largos e não uma escova normal. Assim não se vão partir e a forma dos caracóis mantém-se. Comecem sempre por pentear o cabelo a partir de baixo, pois assim é muito mais fácil tirar os nós das pontas. É de evitar escovar o cabelo quando está seco, porque vai ficar muito volumoso. A menos que seja esse o objetivo. 


  1. A secagem
Para secar o cabelo, é preferível usar uma t-shirt (velha) macia do que uma toalha. Esta absorve água demais. Uma peça macia vai deixar o cabelo mais suave e vai evitar que se embarace.
O secador normal em cabelos encaracolados, também faz o efeito de “juba”, por isso o ideal é deixá-lo secar naturalmente se não querem esse efeito e se não querem ficar com o cabelo quebradiço. Mas se não houver tempo, e tiver mesmo de ser, deve ser usado um difusor (acessório para secador de cabelos). A peça encaixada na saída de ar do secador distribui o ar de uma forma homogénea e seca o cabelo através do calor. Como o calor se espalha, a forma original dos caracóis é mantida. Deve ser colocado o maior volume de cabelo possível dentro do difusor até ficar completamente seco.




  1. Cuidados finais
Após lavar e desembaraçar o cabelo, pode aplicar-se um creme leave-in, amassando os caracóis com as mãos, o que vai deixar os cabelos mais hidratados, macios e com um ar bastante natural.  




O que acham destes conselhos? Já agora, comentem, ponham dúvidas e sugestões se tiverem.

Beijinhos e até ao próximo post,
Para quem quiser saber o que ando a fazer, qual será o próximo post aqui, sigam na rede social Instragram. @dicavari_blog
As imagens selecionadas foram retiradas do Pinterest
-Este post foi escrito em colaboração com a Zaask*

1 comentário

Back to Top