Como organizar o roupeiro

Como qualquer outro lugar da casa ou da vida, não é possível organizar um roupeiro se ele tiver tralha.

E o que é tralha num roupeiro? Roupas que não usam, roupas que não servem mais, roupas rasgadas ou que precisam de reparos. Eu entendo que o guarda-roupa desperte alguma espécie de memória afetiva, especialmente nas mulheres. Quem teve a disciplina para manter o mesmo corpo de quando era adolescente deve ter MUITAS roupas acumuladas ao longo dos anos e uma dificuldade tremenda de se desfazer.

A “grande verdade” é que vocês precisam olhar o vosso roupeiro com uma frieza tal que consigam eliminar o que não usa mais. Se tiverem muita dificuldade para fazer isso, chamem um amigo ou amiga. Mãe não vale, por vários motivos. Chamem alguém que não esteja envolvido dessa forma com vocês.
Alguém se lembra da clássica cena do filme Sex and the city, quando a Carrie vai selecionar o que ela leva e o que não leva de roupas para o apartamento novo? Ela chama as amigas e elas ajudam na seleção. Pode ser meio irreal, mas a ideia é mais ou menos aquela.

Imagem: Glamour.com / Sex and the city, o filme

A situação é esta: todas precisamos de mais espaço no roupeiro. Com certeza. Mas, se não é possível no momento, precisamos de trabalhar com o que temos. Logo, estejam atentas ao espaço que têm.
Isto significa sim reconsiderar manter algumas roupas que simplesmente não caibam no vosso roupeiro.
A regra é: se compramos algo deve-se retirar algo velho para doar/vender.
Conhecer o espaço que temos e respeitá-lo é o primeiro passo para começar a organizar o roupeiro.

Se acham que têm pouco espaço, na verdade apenas tem demasiadas coisas!

Depois disso, é necessário esquematizar o espaço. Quantas gavetas? Quantas prateleiras? Quantos varões? Façam um desenho numa folha de papel.

Imagem: kwyjibo.com

O desenho não precisa ser nada profissional – basta delimitar os espaços. Usei o exemplo acima somente para ilustrar. Eu, quando faço, rabisco uns retângulos gigantes e está tudo.

Com esse esquema nas mãos, e usando o desenho acima para exemplificar, posso dizer que o guarda-roupa tem, então, dois varões, cinco gavetas, três prateleiras pequenas, seis prateleiras mais largas e uma prateleira larga, porém baixinha. E, com essa consciência de espaço, vocês vão começar a planejar a vossa organização.

Como planejar a organização do guarda-roupa

Separem as roupas por categorias. Pode ser em cima da cama mesmo. Vamos lá: camisola com camisola, calça com calça, saia com saia, vestido com vestido, casaco com casaco, roupas íntimas, meias, toucas, chapéus, camisas etc. Ao fazer isso, vocês conseguirão perceber que têm mais de alguns itens que outros. Ok, guardem essa percepção. Vão precisar dela daqui a pouco.

A dica básica de organização é a seguinte: se tiverem espaço, pendurem o que puderem. Mesmo camisolas ficam melhores penduradas que dobradas em prateleiras ou gavetas. No entanto, poucas pessoas dispôem desse espaço, então acabam por pendurar o inevitável. Vamos lá:

O que se deve pendurar:
Camisas
Casacos
Blazers
Coletes
Blusas de tecido mais fluido
Calças
Saias
Vestidos
Bermudas

O que pode ir para as prateleiras:
Tops
T-shirts
Malhas
Roupas de ginásio
Leggings
Sweat t shirt
Roupas de cama
Roupas de banho

O que pode ir para as gavetas:

Roupas íntimas
Meias
Artigos de frio (toucas, cachecóis, gorros)
Pijamas

Com a lista de cima, basta arrumar.

Alguns truquezinhos de organização profissional:
•Usem cabides da mesma cor e material para dar unidade visual ao roupeiro. Cabides de materiais e cores diferentes deixam tudo com a imagem que está tudo desorganizado. Sobre os tipos de cabides, o assunto rende um post só para ele, mas o que precisam saber é que vai do gosto pessoal. Claro que existem cabides de melhor qualidade, e roupas que ficam melhores em um tipo de cabide que em outros, mas este não é o foco do post. Prometo que faço um post sobre isso em breve
•Usem cabides infantis para pendurar calças, pois encaixam-se melhor. Esta dica aplica-se mais para peças femininas.
•Separem as peças por categoria e depois por cor. Pode parecer que dá trabalho, mas a verdade dá mesmo. À medida que forem pendurando coloquem da mais escura para a mais clara ou ao contrário – depende do gosto de cada uma.
•Tenham um “gabarito”, que é uma espécie de molde para dobrar as peças que vão em prateleiras, para que elas fiquem da mesma largura e comprimento. Podem fazer um com papelão (é o ideal, porque terá a largura da sua prateleira) ou comprar pronto.
•Tentem dar toques nos detalhes! Se acharem que as calcinhas ou cuecas estão soltas dentro da gaveta, comprem uma colméia organizadora (vendida nas principais lojas de produtos organizadores pela Internet), por exemplo.
•Organizem itens pequenos em caixas. As caixas substituem gavetas. Se tiverem pouco espaço, podem usá-las para guardar cachecóis, lenços, cintos, toucas,gorros, chapeús, bikinis, entre outros acessórios. Lembrem-se de etiquetar todas as caixas.


Organizando itens diferentes
•Chapéus devem ser acomodados em caixas, de preferências, próprias. Apesar de lindos, não vale a pena deixá-los exposto porque, como não são peças tão usadas na maioria das vezes, podem ficar com muito pó.
•Bonés podem ser compactados (quando colocamos a parte de trás para dentro do boné, de forma que um encaixe no outro) e guardados em uma caixa ou gaveta.
•Bolsas podem ser guardadas em prateleiras, umas ao lado das outras. Podem enchê-las com jornal amassado para que elas fiquem de pé, ou usar forros de almofada, ou mesmo bolsas menores. Carteiras podem ser guardadas em caixas.
•Mochilas podem ser guardadas dentro de malas de viagem. Aliás, malas de viagem podem armazenar diversos itens, como cobertores ou outros menos usados.
•Cintos, lenços, cachecóis podem ser guardados em caixas ou gavetas, ou em cabides específicos para isso.
•Sapatos devem ser guardados em sapateiras, preferencialmente, para não terem contato com as roupas. Se não for possível, devem ficar num compartimento separado. Se o espaço for um problema, podem guardá-los em caixas específicas.
•Gravatas podem ser penduradas em cabides específicos para isso.
•Jóias podem ser penduradas em ganchinhos na porta do roupeiro ou guardadas em porta-joías (uns mini-gaveteiros vendidos em lojas de organização ou de artesanato, por exemplo).

Ter um guarda-roupa organizado facilita o manuseio no dia a dia, conserva as roupas de forma mais eficiente e faz com que aproveitem mais o que têm.




Sem comentários

Back to Top