Como organizar e conservar o calçado?

Ainda dentro do tema sapatos/ calçado, vou dar umas dicas simples para organização, aposto que muitas já colocam todas em prática, como todas nós sabemos com a correria do dia-a-dia a organização= rapidez na hora de encontrar.




Alcançar o máximo de durabilidade daquele sapato que é o nosso eleito é algo que nós sempre tentamos. Entretanto, para conseguir mantê-lo sempre novinho e conseguir uma maior durabilidade é preciso saber como guardá-lo, pois a forma como organizamos os nossos sapatos interfere diretamente no seu tempo de vida útil.

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1. Avaliar o estado e uso de cada par de sapatos

Comecem por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Eliminem aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gostam. Não se inibam em doar, vender ou deitar fora.

2. Limpeza do calçado
Sempre que descalçarem um sapato, deixem-no respirar por algumas horas antes de colocar os sapatos no armário. Lembrem-se também de limpar os sapatos com um pano húmido, começando pelo interior e terminando na sola.
3. Como guardar os sapatos
Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada.

Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.
Exemplo:
1ª prateleira: calçado de festa bico fino (tecido – couro – camurça)


2ª prateleira: calçado salto médio uso no trabalho (com tiras  – fivelas)


3ª prateleira: calçado salto baixo ou sem salto (sapatilhas – sandálias – chinelos)

Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todo o calçado da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim ganhamos mais espaço.

Organização de calçados por sacos horizontais


Os sacos devem ter uma parte de plástico para facilitar a procura do calçado. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados.
Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas ao ginásio, por exemplo, sem ocupar espaço.











Organização de calçado em caixas


As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloquem uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.
Caixa em papelão com visor

Caixas em papelão com visor



A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambos os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem problemas na conservação.


Dicas

Na hora de escolher produtos para engraxar sapatos, optem por embalagens com aplicador. São mais fáceis de utilizar e evitam o incómodo de ficarem com as unhas cheias de graxa.

E agora ficam algumas imagens para se inspirarem.  Espero que este post tenha vos sido útil.

Beijinhos,

 Seria ideal para a entrada da casa, colocar nos pés da cama,  muito prático e funcional, uso inteligente do espaço.
         Com espelho para  vermos o look final 




Um modelo bem prático para quem gosta de ter tudo à mão.


Quer reciclar? Aqui fica uma uma ideia, usem madeiras ou caso consigam as próprias paletes .




Sem comentários

Back to Top