Operação Verão 2015 - # 2 Preparação da pele para a exposição solar

Olá gente gira,

Como mencionado no post anterior - Operação Verão 2015 será uma rubrica, este post é exclusivamente dedicado a dicas básicas que devemos ter sempre em conta antes de nos expormos ao sol e, quando menciono a palavra "antes" não é de casa para a praia é um trabalho que dependendo dos assuntos abordados nesta rubrica, pode levar meses de antecedência, ou meia dúzia de dias ou uma semana.

Junho 2015
exposição ao sol pode ser extremamente benéfica para o corpo e mente. Aliás, esta é essencial para a otimização da função hormonal no corpo e para a produção de vitamina D.
 

Vamos ás dicas para que possamos preparar a pele e beneficiar da exposição solar este Verão.

  • Antioxidantes

O excesso de exposição solar provoca danos ao nível dos radicais livres. Estes causam, quando presentes no organismo, oxidação, que, por sua vez, causam danos às células do corpo e podem levar ao envelhecimento acelerado (já sofri disso). Consumir alimentos ricos em antioxidantes pode ser extremamente benéfico. Também obter um extra se tomar suplementos de antioxidantes durante os meses de verão. A vitamina C e E também podem ser benéficas ( Eu uso como suplemento alimentar, não substituo alimentos ricos nessas e noutras Vitaminas, como o nome indica Suplemento). Outra alternativa para aumentar os níveis de antioxidantes é consumir água ionizada, que ajuda a combater os radicais livres no corpo.

  • Preparar 

Não vale a pena irem a um solário para preparar a pele para a exposição solar. O melhor que poderão fazer é, no início do Verão, aumentar aos poucos a exposição solar diária. Isso vai ajudar a pele a ficar preparada de forma a que, quando forem para a praia pela primeira vez, o corpo não sofrerá um choque.
Há que ter em conta também a velha regra de evitar a exposição solar direta nas horas perigosas (entre as 11:00 e as 16:00)

  • Proteger

Sempre que vão para a praia, piscina ou rio, usem um chapéu e um guarda-sol. Como é óbvio, não tem que andar o dia todo com o chapéu, nem tem que estar sempre sob o guarda-sol, mas quando é necessário descansar a pele, deve fazer uso destes.

  • Protetor solar

Este tema já foi abordado Aqui ( que vou dar o nome #1 Protecção nossa amiga) Ao escolherem um protetor solar, tenham cuidado com as propriedades dos mesmos.

  • Cuidar

Se se queimarem, o aloé vera é, de fato, o produto natural mais eficaz de sempre e mais do que comprovado para a cura. Também podem vaporizar água termal sobre a pele irritada/queimada para aliviar o ardor e ajudar a curar mais rapidamente. E que não repitam escaldões, pois não se vê a curta/ Médio prazo.

Lembro-me que antes de começar a época de praia, cheguei a fazer solário com 19 anos, não tinha noção que a pele precisava de se adaptar aos factores externos, eram dias seguidos em busca do tom bronzeado em vez de ser gradualmente, como faço hoje em dia.
  • Exfoliar a pele alguns dias antes à primeira exposição solar (curta) removendo assim as células mortas, permitindo que a mesma fique com um aspeto sedoso e brilhante; foi algo que me habituei a fazer semanalmente, uma boa exfoliação ao corpo e rosto.
  • Uso de produtos adequados ao meu tipo de pele e ás necessidades da mesma;
  • Beber muita àgua;
  • Hidratar muito a pele;
  • Evitar as horas de calor;
  • Nos anos anteriores fiz  "Bronzeamento a Jacto" antes da época Balnear, este ano dei descanso à carteira.
  • Uso e abuso de Àgua Termal, até trago sempre comigo uma em Travel Size;
  • As mãos, usar sempre hidratante, as mãos e o pescoço é das zonas do nosso corpo que envelhecem mais rapidamente por andarem expostos durante praticamente o ano todo aos UVA/UVB,
  • Usar protector solar no rosto o ano todo, hoje em dia a cosmética evoluiu tanto que é possível usá-los com fator de protecção;
  • Não esquecer os lábios;
  • Por fim e não menos importante, irmos fazendo em nós um check up aos sinais, se cresceram ou mudaram a forma, onde apareceram e após que circunstância ocorreu e claro está consultar SEMPRE um dermatologista.

Estou curiosa para saber quais os vossos cuidados de preparação da pele antes da exposição solar, quem me conta quais são os vossos?

Beijinhos,

|Quero informar que não possuo qualquer formação, neste caso, na área da estética e nutrição, toda a informação contida neste post foi informações obtidas através da Web, revistas, livros, muita procura para vos transmitir da forma mais correta e simples e, claro está com o que eu aprendi que funcionava comigo. Mais uma vez enfatizo que consultem sempre um profissional da área, porque o que deu resultado comigo pode não dar com vocês e vice versa.|

O USO DA IMAGEM SERÁ PUNÍVEL POR LEI


Sem comentários

Back to Top