Espaço Gatilho - Onde a cultura ainda é importante


Olá gente gira!

Ando meio offline do blog confesso. Mas só quero passar tempo de qualidade e descanso com a família, esta época para mim não é de consumismo (para isso há o resto do ano, mas sim de união).
O post de hoje é relacionado com arte um espaço artístico cultural. Um local na bela cidade de Amarante, que já fiz alguns posts aqui no blog e, hoje venho-vos dar a conhecer outro espaço. O Espaço Gatilho.



Fica situado na Rua da Cadeia, quem conhece Amarante saberá onde fica, quem ainda não conhece mas quer muito conhecer nada como perguntar aos comerciantes locais. É um local onde se dá oportunidade a artistas e artesãos Amarantinos. Os artesãos têm dentro do espaço onde vender os seus produtos e eu confesso-me apaixonada pela arte Amarantina. 

Existe os Workshops que são administrados pelo professor Diogo Cardoso com formação nas áreas que dá os workshops de artes plásticas, fotografia; cinema e animação.
Primeiramente tenho de falar no Diogo, o professor Diogo. É uma pessoa que dá gosto em ouvir falar, a forma como dá os workshops é uma linguagem simples sabe como cativar e motivar os jovens da cidade que estão nos mesmos. Acho que não há bom workshop sem haver por detrás uma pessoa que para além de professor senta-se nas mesas com os seus alunos. É uma pessoa extremamente educada e que sabe muito de arte plástica.






Relativamente aos horários dos workshops que o Diogo dá no espaço Gatilho variam, é consoante a disponibilidade dos alunos. O Diogo encontra-se no Espaço Gatilho de 2ª Feira a 6ª Feira.

Os pagamentos para frequentarem os Workshops existem em duas modalidades:


  • 2 horas por semana pagam 25,00€
  • 4 horas por semana pagam 35,00€
Existe um bem estar entre os alunos desde os que chegam de novo para os que já estão mais avançados, existindo assim uma interacção e sociabilização entre os elementos das turmas. Existem alunos que já dominam mas querem aperfeiçoar ou expor em exposições os trabalhos vão ao Espaço Gatilho inscrevem-se e recebem um know-how ou um espaço para fazerem arte. Os mais novos nestes caminhos acabam por crescer nas três áreas, já vi trabalhos lindos feitos por esses jovens e jovens adultos que eu comprava e penduraria numa parede de minha casa.

Aula dada pelo Diogo

Aula dada pelo Diogo

Aula de Workshop

Revistas do Gatilho, Porta 43

Entrada no Espaço Gatilho

Vista da Rua onde fica



Espaço ao ar livre, bom para se tomar um café ou assistir no Verão a todas as temáticas culturais que passam pela porta 43 Espaço Gatilho

Frase de um dos grandes poetas da cidade

Tenho a agradecer ao Diogo Cardoso por me ter aturado a fazer perguntas, agradecer por ficar a saber que a cultura não morre a cultura não é tão divulgada quanto deveria ser e em cidades ditas mais pequenas há enormes talentos por aquelas ruas e agradecer por deixar fotografar enquanto estava a ensinar. Agradecer à turma que foram impecáveis e só lhes posso desejar que brilhem e mostrem o talento mesmo vindos de cidades pequenas que trazem dentro deles e que nunca desistam, as oportunidades estão sempre por ai. E agradecer, por ainda existirem espaços como o Espaço Gatilho, Porta 43.

Aos pais ou aos jovens Amarantinos que estejam a ler este post, vão ver o espaço, vão falar como Diogo e talvez seja um bom sítio para estarem, aos pais saber onde os filhos estão, ocupados e a aprender sem obrigação, há que ter mente aberta e saber receber de quem sabe mais para que nós possamos crescer como seres humanos. É uma troca de cultura e quando é assim não há dinheiro que pague.

Os preços acima mencionados são mensais, ótima oportunidade para termos orgulho no que é nosso, a nossa cultura e que a arte não se perca.

Obrigada.

Beijinhos e até ao próximo post,

Para quem quiser saber o que ando a fazer, qual será o próximo post aqui, sigam na rede social Instragram. @dicavari_blog


|Todas as imagens deste post são da propriedade da Dicavari, qualquer uso das mesmas ou outras do Instagram e do blog será punível por lei|


4 comentários

  1. Que lugar fantástico! Se fosse do Porto ia a correr visitar, parece ser uma experiência incrível.

    Marta Rodrigues, Majestic
    Passatempo! Palette Cocoa Blend da Zoeva!

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia por completo, que lugar fenomenal ! Fiquei super curiosa :)

    ResponderEliminar
  3. Que lugar encantador, queria um desses perto de mim!
    http://www.bolichodaguria.com/

    ResponderEliminar
  4. Oi, tudo bom? Que espaço interessante, esses lugares estão se tornando cada vez mais raros, não é? Aqui na minha cidade, por exemplo, tirando a biblioteca municipal, não tem nenhum outro lugar onde a cultura seja valorizada. Por mais lugares como esse haha ah, e entendo perfeitamente você estar passando um tempo com a família, afinal isso é essencial! Beijos e feliz ano novo!

    www.atrasdodiploma.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Back to Top