Macacão feminino e jardineiras – da 1ª Guerra ao Verão 2014


Já repararam que os macacões femininos e jardineiras prometem virar hits no verão 2014. Todavia, sabem como esta peça surgiu na moda? Sabem como usar? Vou mostrar-vos algumas Dicas.

Macacões femininos e seu papel na história da moda


O macacão surgiu em 1791, feito em algodão resistente (ou de linho) e no início do século 20 começou a ser visto usado como uma roupa de proteção para mecânicos nos EUA.


 Já as mulheres só começaram a utilizá-lo em 1916, durante a primeira guerra mundial em Inglaterra.

Pausa para observações: A primeira guerra mudou completamente o rumo da moda – Muitas maisons fecharam suas portas, artistas como Paul Poiret e Jean Patou foram convocados e seus ateliers acabaram por fechar. Houve um racionamento de materiais, as roupas ficam mais funcionais, e passam a gastar menos tecido. Pela primeira na vez história revistas de moda mostram roupas de luto em páginas inteiras, pois essas roupas na época eram usadas por longos período.




Depois surgiram novos estilistas, como por exemplo a Chanel (já ouviram falar claro), com os seus modelos confeccionados em tecidos mais baratos. O papel da mulher também mudou durante a guerra, com os maridos, pais e irmãos longe as mulheres tiveram que enfrentar uma outra batalha,e o trabalho feminino foi necessário em diversos estabelecimentos. 
Farei um post futuramente sobre as mudanças na moda e no comportamento das mulheres depois da primeira guerra, mas voltando ao assunto: as mulheres começaram a usar o macacão para trabalhar nas fábricas inglesas durante esse período.


O macacão durante a guerra civil espanhola foi utilizado por soldados e os primeiros aeronautas também o utilizaram.

Por volta de 1930 os macacões começaram a ser usados como roupa infantil, depois disso foi popular entre alguns atletas, mas só virou um ícone da moda nos anos 60, inicialmente como adaptação à prática de esqui – desporto muito popular entre os fashionistas – e depois como roupa casual e confortável.




Entre os jovens americanos dos anos 70 as jardineiras utilitárias em jeans das marcas americanas Lee e Levis foram muito populares, e foi nessa época em que o macacão passou a ser reformulado e reinterpretado utilizando tecidos mais leves, criando versões para a noite, mais curtos,  com uma saia na parte de baixo (daí surgiram o macaquinho ou macacão e as jardineiras do jeito que as concebemos atualmente).


Assim sendo, desde então mais e mais estilos têm sido desenvolvidos em torno do item, transformando-o no que conhecemos hoje, com todas as especificidades, tecidos, cores, decorações, tamanhos, padrões e feitios.


Tendência de moda para verão 2014 – Macacões e jardineiras


O macacão feminino e as jardineiras estão de volta ao mundo da moda, seguindo a vibe dos conjuntos e dos looks monocromáticos, prometendo ser uma das principais tendências da estação. Várias marcas internacionais importantes desfilaram  modelos nas passarelas. Já se encontra presente nos looks das celebridades  (inclusive no red carpet) e começando a aparecer em vários sites de street style.















Tecidos: Jeans, algodão, seda, linhoe até couro.

Cores: Podem aparecer de todas as cores, mas as mais mais vistas por mim até agora foram o azul, o branco, o laranja, o denim, o off white, o bicolor e, para as fashionistas, os tecidos metálicos são uma ótima pedida.

Estampas também são muito bem vindas, especialmente as florais , animal print, as étnicas, ao xadrez, as geométricas e as de azulejo.


Modelagem: Tanto fluidas como estruturadas, tanto o comprimento: curtos quanto os longos e até mesmo as versões saia, mangas curtas ou sem mangas.


Tendência Verão 214 – Dicas sobre onde e como usar o macacão



O macacão pode ser usado em qualquer ocasião desde uma festa super elegante até um simples happy hour com os amigos, vai depender de qual modelo e quais acessórios pretendem utilizar. Vejam algumas dicas:
  • Para usar macacão e jardineiras durante o dia:

Para fazer compras no centro comercial, tomar um café com as amigas ou sair para almoçar com a vossa sogra eu sugiro modelos mais curtos como as jardineiras em jeans, inclusive o macacão-saia, ou macaquinhos de tecidos leves e coloridos. Para quem não gosta de pôr as pernocas de fora a jardineira jeans e os macacões longos de malha são opções muito boas e confortáveis. Gosto de combiná-los com rasteirinhas e com ténis, sapatilhas também são uma excelente opção, mas também fica muito bom com salto alto.
  • Para usar macacão e jardineiras numa festa formal :

Optem pelos modelos com pouco padrão e usem acessórios discretos para dar um ar mais chique na produção, nos pés  sandálias altas. Bolsas grandes e médias dão ar informal demais – prefiram pequenas e discretas, como as clutchs.
  • Para usar macacão durante um casamento:

As dicas são as mesmas  para usar numa festa formal, mas caso vocês sejam  madrinhas, sugiro que não utilizem o macacão porque por mais que ele tenha tipo um boom  nos tapetes vermelhos e que existam muitos modelos divinos, essa moda de “macacão social” é passageira e poderão- se arrepender depois de um tempo (ou não. Lembrem-se isso é apenas uma sugestão pessoal).
  • Dica especial para as nossas queridas leitoras plus size:



 O macacão é uma peça que, de certa maneira, tende a aumentar o tamanho da anca. Uma maneira de suavizar isso é optar por modelos com as pernas mais afuniladas. Sugiro também que fiquem de olho nos padrões, já que algumas (especialmente os maiores e mais claros) criam a ilusão de que aumentam o volume. Contudo, nada disso deve ser levado como regra. Caso seja vossa vontade, usem o modelo de que gostam. Apenas lembrem-se: O essencial é sentir-se bem com a peça escolhida.
  • Dica especial para as todas nossas leitoras:

Caso vocês estejam com o orçamento apertado e não possam comprar vários modelos, optem por um que pode ser usado tanto de dia quanto à noite. O tradicional (longo) é uma boa opção.Ou invistam numa peça intemporal, como a jardineira jeans que é independente de tendências.
  • Dica especial para quem é baixinha (eu) e quer alongar a silhueta:

Evitem o modelo cai cai com pernas muito amplas, que achata a silhueta e prefiram aqueles numa cor só ou padrões com cor de fundo uniforme, além de investirem no salto alto.
  • Façam sobreposições:

Usem por exemplo, um colete, os com ponta são ótimos para alongar o tronco.
  • E para finalizar minha última dica é:



Vocês podem dobrar a barra do macacão, amarrar um laço na cintura, bordar ou customizar a vossa peça para que ela fique mais com o vosso cunho.




Sem comentários

Back to Top