Curso de Auto maquilhagem Lição 2: Redescubram o vosso kit, reconheçam os vossos gostos.

 
Sabem realmente para que serve, como usar e o que esperar de cada item de maquilhagem do vosso kit? Têm plena noção de quantos produtos possuem? Conseguem dizer por que gostam de alguns e deixam outros de lado? Analisemos isto agora.

Observação inicial:
Deixem a preguiça de lado e leiam com atenção cada parte desta lição.
Vai valer cada minuto investido, garanto!

Comecemos com uma anedota infantil. As lembranças a seguir exemplificam com perfeição o objetivo da segunda lição do nosso curso de auto maquilhagem. Acreditem: é mais importante do que aparenta e certamente lhe será bastante proveitosa.



Lembro-me com vivacidade daquela época ligeiramente anterior ao primeiro dia de aula, quando eu ia alegre e saltitante fazer as compras do material escolar (época de alegria para as crianças e desespero para os pais). Ainda melhor do que ir à loja era o momento de chegar a casa, desembrulhar os pacotes e arrumar os itens um a um nos seus respectivos lugares dentro da mochila. Eu repetia este ritual de arrumação tantas vezes que chegava a decorar cada objeto, sabia de cor cada cor de lápis de desenhar ao ponto de, caso algum se perdesse, abrir prontamente o berreiro à procura do que faltava.

Além da organização, o ritual do material escolar também continha a etapa de reconhecimento. Cada embalagem aberta era acompanhada pelo teste prévio do item em questão. Sempre havia uma folha em branco pronta para ser preenchida. Eu testava cuidadosamente cada canetinha, lápis, giz de cera, sempre com muita cautela para que a ponta novinha não fosse demasiadamente gasta antes de chegar ao derradeiro momento de utilizá-los na sala de aula.
Mesmo com o medo de “gastar” os materiais antes da hora, eu precisava saber previamente como eram as cores, como eles funcionavam, se funcionavam e, assim fazendo, por consequência eu já saberia o que esperar dos mesmos.
É claro que na época eu não verbalizava estas atitudes como agora (será que não? Constantemente estarreço-me com a inteligência de crianças), apenas agia conforme instintos e vontades. Bom, não sei se vocês agiam de forma parecida nem se recordam deste quadro infantil com tanta veemência, mas algo além do gosto por objetos de papelaria remanesce da época mencionada: a necessidade de organizar e reconhecer os materiais de trabalho para que as tarefas possam ser executadas – Constatação que agora aplicaremos no nosso curso de auto maquilhagem.


Curso de Auto maquilhagem Lição 2: Redescubram o vosso kit de maquilhagem e reconheçam os vossos gostos.

















ATENÇÃO: Digo-vos com sinceridade, esta lição é de MUITO valor para o decorrer do curso.

Por meio da “brincadeira” abaixo poderão redescobrir e reavaliar as vossas maquilhagens Fato que, por consequência, possibilitará que vocês criem consciência acerca dos vosos gostos e preferências; vai ajudar na hora de praticar as lições posteriores; e, evitará gastos desnecessários com produtos repetidos.


Parece milagre, não? Então venham comigo, sigam as etapas e comprovem!
Antes de irmos directo ao jogo, algumas palavrinhas acerca de organização e reconhecimento são pertinentes:
A) Nesta etapa do curso a organização estará mais ligada à identificação do material do que à disposição dos mesmos. Na próxima lição, a qual será sobre como montar uma mesa de estudos de maquilhagem (Lição 2.1), falaremos sobre organização strictu sensu.
B) Quanto ao reconhecimento dos materiais, a neurose é dispensável. Não é necessário saber plenamente como utilizar e para que serve cada item de maquilhagem. Aliás, um único item pode servir para mais de um fim, já que há várias formas diferentes de utilizá-lo. Ter noção da função e dos resultados que ele pode nos fornecer já está bom. O resto é prática.
Falando em prática, deixemos de deliberações e passemos para a acção de fato:



Passo a Passo: Como reconhecer e identificar cada item de maquilhagem do vosso cantinho


Agora a lição será dividida em 4 passos e 1 dever de casa com 4 partes. Leiam e sigam com carinho, é uma etapa essencial para nosso curso de auto maquilhagem.

Material necessário:
- Caixas ou cestos de fácil visibilidade (leia-se: abertos)
- Etiquetas coloridas em cinco cores diferentes (etiquetas brancas  pintadas cumprem a função) sendo que cada cor deve corresponder a:
Cor 1 – produtos que usam
Cor 2 – produtos que não usam
Cor 3 – produtos que gostam
Cor 4 – produtos de que não gostam
Cor 5 – produtos que não sabem usar e/ou têm dúvidas sobre como usar.

Usar ou não usar algo é diferente de gostar ou não gostar. Após o passo a passo abaixo, provavelmente vão perceber a não usar algo que gostam, não gostarem de algo que usam usar algo sem saber ao certo como, não gostar de algo apenas porque não sabem como usar e afins – Aprender a reflectir sobre isso será parte do dever de casa passado no final da lição.
Os vossos itens de maquilhagem  vão ficar um tanto “coloridos”. Provavelmente vários itens terão mais de uma etiqueta. Isto é bom! Não se acanhem nem tenham medo de “estragar” o item em questão. Depois deste processo um pouco de álcool ajudará a retirar as etiquetas caso seja necessário.
  • 1º Passo: Façam uma limpeza.
Juntem todos os itens de maquilhagem que vocês possuem. TODOS. Mesmo aqueles que vocês não usam há tempos, mesmo aqueles que vocês nunca usaram, mesmo aqueles que vocês acreditam que nunca terão uso. Juntem-nos.
Colocá-los em uma caixa ou cesta já basta para esta etapa. Provavelmente vão perceber que têm mais coisa do que se lembravam.
Então, juntaram tudo, TUDO MESMO? Pois bem, após isso vamos para o…
  • 2º Passo: Reconhecer a vossa quantidade de maquilhagem:
Com as etiquetas coloridas separem os vossos produtos em dois grupos iniciais:
- Aqueles que vocês efectivamente usam.
- Aqueles que vocês não usam, ou usam esporadicamente (quase nunca), ou não usaram nos últimos 3 meses, ou que por alguma razão deixaram de usar.
Por enquanto apenas marque-os com as vossas respectivas etiquetas. Ex.: azul para  produtos que usam e laranja para produtos que não usam.
  • 3º Passo: Agora, juntem tudo novamente e façam outra divisão.
- Produtos que gostam
- Produtos que não gostam
E voltem a marcá-los com etiquetas correspondentes. Ex.: verde para produtos que gostam e vermelho para produtos que não gostam.
  • 4º Passo: Marcar com a quinta cor de etiqueta os produtos que não sabem ou têm dúvida de como usar.
Feitos os quatro passos, passemos ao dever de casa.


Curso de Auto maquilhagem Lição 2: Dever de Casa – Redescobrindo os vossos produtos de maquilhagem e descobrir os vossos gostos



OBJECTIVO:
Este dever de casa tem o objectivo de ajudar-vos a construir o senso crítico acerca dos vossos gostos por meio dos produtos que já possuem. Sabendo o porquê de determinado produto agradar ao passo em que outro não, automaticamente vocês vão criar o vosso  próprio “guia” de gostos o qual  será super útil tanto na hora de compor a maquilhagem quanto na hora de ir comprar algum (caso queiram e/ou realmente seja necessário).

Ademais, iremos ratificar NÃO ser necessário mover mundos e gastar fundos para montar um kit de maquilhagem ideal a CADA UMA DE VOCÊS e, certamente, vossa “lista de necessidades” irá diminuir apenas ao redescobrir os produtos da vossa colecção . Então, nada de sair  a comprar coisas de maquilhagem antes de fazerem os exercícios desta lição!


Curso de Auto maquilhagem Dever de Casa – Parte 1

Agora é hora de serem sinceras convosco mesmas, caso contrário esta lição não funcionará.
Com os produtos devidamente etiquetados, preciso que vocês “redescubram” cada um deles. Dependendo da quantidade da vossa colecção, talvez demore um pouquinho, mas valerá o trabalho.
Peguem os produtos com rótulos de “Gosto” e “Não Gosto” e, antes de responder as perguntas abaixo, redescubram-nos. Tentem avaliar os vossos produtos como se fosse o primeiro contato, mesmo aqueles que acreditam não gostar. Analisem-nos. Abram-nos, sintam a textura, o cheiro, a coloração, façam swatches (testes de cor) e, quando julgarem necessário, apliquem-nos no rosto. Brinquem com  a vossa colecção de maquilhagem, façam testes, misturas, tentem utilizar os produtos que vocês não gostam de maneira diferente. Por exemplo:
Caso vocês não gostem da sombra  X, experimentem aplicá-la com o pincel levemente humedecido;
Caso vocês não gostem do batom X, experimentem misturá-lo com outro, sobrepondo as cores;
Caso vocês não gostem da base X experimentem utilizá-la com outro pincel, ou com os dedos ou misturando com o creme hidratante ou até mesmo aplicar como corretivo

REDESCUBRAM  os vossos produtos.
Analisem aspectos como cor, pigmentação, aplicação, cobertura, acabamento, duração. Tais aspectos irão vos dizer quais são seus os vossos gostos em termos de maquilhagem. Facto que evitará gastos desnecessários com produtos que não se enquadrem nas vossas preferências (é claro, ousar e variar de vez em quando é sempre uma opção…).
Certamente vocês perceberão que vários itens etiquetados com “Não gosto” tem potencial para mudarem de etiqueta e já neste redescobrimento aposto que vão passar a ver com outros olhos vários itens.
Após isso, então sim chega a hora de responder as perguntas abaixo:
Por que não gosto do produto X?
Por que gosto do produto Y?

Obs.: “Porque sim” e “Sei lá” não são respostas válidas! Pensem!

Curso de Auto maquilhagem Dever de Casa- Parte 2

Peguem nos  vossos produtos etiquetados com “Uso” e “Não uso”, comparem os seus equivalentes (ex: um conjunto de sombras que usam e outro que não usam, uma base que usam e outra que não, etc.) e respondam às perguntas abaixo com sinceridade.
Por que uso o produto X e não uso o produto Y?
O que o produto X tem para me atrair mais do que o produto Y?

Pensem sobre, analisem as características. O que eles possuem de diferente? Provavelmente reside na diferença a resposta para gostar ou não gostar. Saberem o que vos faz gostar de algo é fundamental para acertar na escolha de próximas aquisições.
Ex.: Comparando uma base que vocês gostam com outra que não gostam, quais efeitos diferem entre uma e outra? Cobertura? Acabamento? Textura?
Comparando uma sombra que vocês gostam com outra que não gostam, quais efeitos diferem entre uma e outra? Cobertura? Acabamento? Textura?

Hummm, conseguem perceber? Já estamos a construir listas de preferências!
Caso algum produto esteja com as etiquetas de “Uso” e “Não Gosto” ao mesmo tempo, perguntem: Por que uso o produto X se não gosto dele? Depois invertam: Por que não gosto do produto X e o uso mesmo assim?
Agora façam o oposto. Caso algum produto esteja com as etiquetas de “Não Uso” e “Gosto” ao mesmo tempo, perguntem: Por que não uso o produto X se gosto dele? Depois invertam: Por que gosto do produto X e o não uso mesmo assim?
Por falta de opção? Por não saberem como usar? Por ter sido caro? Por ter sido barato? Reflictam…

Curso de Auto maquilhagem Dever de Casa - Parte 3

Peguem nos produtos etiquetados com “Não sei usar”. Perguntem-se:
Não sabem usar o produto em questão ou não sabem executar a função que lhe é inerente?
Sim, tem diferença! Por exemplo: não saber aplicar iluminador é diferente de não saber como aplicar o iluminador X.
Caso o problema esteja no produto, pesquisem! Vão ao Mr. Google, procurem por resenhas do mesmo, em algum momento alguém contará como utilizar. Mas tenham em mente: há várias maneiras de se utilizar um mesmo produto.
Caso o problema esteja na função do produto, testem, pesquisem e digam-me qual produto vocês não sabem usar, provavelmente teremos uma lição específica destinada a ele ao longo do nosso curso de auto maquilhagem.
Não darei respostas, a intenção aqui é fazer com que vocês pensem por vocês mesmas. Afinal, pretendemos construir aprendizados, não? Então, assim sendo, cabe a VOCÊS avaliarem e responderem ás perguntas acima. Aliás, apenas o ato de perguntarem-se já constrói aprendizados. Aposto que várias de vocês encontram respostas sem nem despender esforços.


Então, o que acharam de 2ª lição do curso de auto maquilhagem?Descobriram algo novo? Redescobriram algum produto que não utilizavam? Conseguiram entrever os vossos gostos, habilidades, dúvidas e dificuldades? Contem-me! A opinião de vocês é essencial para a construção das demais lições!

1 comentário

  1. Adorava saber maquilhar bem, mesmo bem. Lá faço um risco preto nos olhos e já é uma sorte. E muitas vezes não sai como deve de ser!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Back to Top