Curso de Auto maquilhagem Online



Eu aprendi muito do que sei por meio de bloggers e vloggers e um curso de auto-maquilhagem que tirei há cerca de 8 9 anos atrás..Todavia, sempre senti falta de algum lugar onde as Lições de Maquilhagem estivessem condensadas, onde as informações preliminares fossem expostas de maneira processual, onde eu pudesse aprender sempre que fosse necessário ou relembrar algum ponto básico sobre os fundamentos da maquilhagem.
Já que o nosso campo é vasto, tão vasto que infelizmente não há como suprir-lhes em todos os aspectos e, principalmente, em todas suas necessidades individuais, esta série de matérias tem o propósito de oferecer-vos gratuitamente lições básicas de auto maquilhagem.
É claro que, para que esta ideia funcione,vou precisar do auxílio de todas vocês. Afinal, o máximo que posso através dos textos é expor-vos a teoria. Mas somente a vossa prática determinará se aquilo que foi dito aqui realmente vos será vantajoso ou não. Aliás, o verbo “PRATICAR” poderia resumir muito do nosso tema. Maquilharem-se com destreza nada mais é do que o resultado da pratica aliada ao conhecimento (e reconhecimento) dos propósitos, limites e objetivos tanto dos materiais utilizados quanto da vossa própria posição para com a maquilhagem em si.

Logo, podemos concluir que não é necessário tampouco preciso “saber maquilhar me como a Fulana Tal”, vocês mesmas podem e devem desenvolver a VOSSA concepção do que é o ato de se maquilharem, do que funciona melhor para vocês, de quais são os vossos limites e, ainda melhor, tal concepção pode sim ser desenvolvida ao redor de materiais que cabem na vossa carteira.

Produtos de qualidade fazem diferença. Contudo, a “qualidade” do produto é determinada pela sua capacidade de fazer com que ele funcione para vocês e não pelo preço do mesmo. Ademais, a indústria cosmética evoluiu tanto que é possível encontrarmos no mercado produtos de maquilhagem de variados preços e resultados semelhantes.
Então, não fiquem a pensar que será necessário gastar mundo e fundos para aprenderem a maquilharem-se com dignidade.



O único pré-requisito do  “curso” será a VOSSA vontade de aprender.

Curso de Automaquilhagem Online – Funcionamento

Dividirei o curso em lições, a cada Segunda Feira uma lição será publicada, em cada lição abordaremos uma etapa do processo de aprendizagem.
No final das lições haverá “Deveres de Casa”, tarefas onde a teoria escrita será colocada em prática.
Atenção, reitero o que disse acima, sem a ajuda de vocês não há como o curso de auto maquilhagem a funcionar, afinal, teoria sem prática não constrói resultados (e isto é válido para todas as áreas da vida!).
Não apenas para executar os “deveres de casa”, a construção do curso de auto maquilhagem também funcionará  com o auxílio de vocês. Não estipularei números nem tópicos prévios, peço- vos que comentem, perguntem e sugiram, pois por meio dos vossos comentários este “curso” será desenvolvido.

Curso de Auto maquilhagem – Lição 1: Para maquilhar é Preciso…


Para aprender auto maquilhagem não é preciso muito.  Porém alguns fatores merecem atenção especial prévia para que qualquer maquilhagem seja executada com sucesso. Agora teremos um panorama geral sobre tópicos cruciais da auto maquilhagem. 
Caso surjam dúvidas, não hesite em perguntar, comentar, sugerir. Afinal, o curso de auto maquilhagem será uma construção conjunta. Vamos começar???
  • Reconhecerem o VOSSO Rosto

Não vou listar aqui a piegas divisão entre os “tipos/formatos de rosto”, a meu ver isto é completamente desnecessário. Aliás, além de desnecessário, categorizar a linda individualidade de cada rosto em tipos e formatos é completamente sem sentido!
Não posso negar que existam “tipos padrões” através dos quais podemos tentar enquadrar o nosso formato de rosto, contudo, também seria errado dizer que tais tipos são fixos e que necessariamente o vosso rosto se encaixará em algum deles. Ademais, reitero, esta classificação é desnecessária!
Mais vale gastar o vosso tempo reconhecendo o VOSSO rosto do que tentarem encaixá-lo em algum tipo pré-moldado.
“Reconhecer o vosso rosto” NÃO significa saber se ele é quadrado, redondo, triangular, hexagonal, etc. Reconhecer o vosso rosto é conseguir identificar quais pontos dele que mais gostam e que, por consequência, poderá enfatizar ou disfarçar por meio da maquilhagem;
É observar os vossos traços e, ao invés de condená-los, pensar em como valorizá-los;
É ter em mente que o VOSSO rosto é diferente do rosto da “Guru-de-maquilhagem-fulana-tal” e que, portanto, a maquilhagem que fica maravilhosa nela pode não ficar tão bem em vocês e isso NÃO é mau, pois o inverso também pode acontecer.
Meninas, este tópico é tão importante que voltaremos a ele em breve com uma lição completamente dedicada à tarefa de “Reconhecer o vosso Rosto”, assim como também aprenderemos a valorizar e/ou esconder os aspectos reconhecidos.

  • Reconhecer e Respeitar as vossass Vontades

Se a Maquilhagem é uma arte democrática, o que dizer então da Auto maquilhagem?
Não há regras preestabelecidas as quais não possam (ou devam) ser quebradas, há sim meios e métodos mais fáceis de obter algum resultado, mas até mesmo tal facilidade varia conforme as habilidades e preferências de cada um.
Preferem os resultados de uma pele preparada com os dedos enquanto a maioria diz que a base deve ser aplicada com o pincel “X”?
Aos vossos olhos o corretivo/corretor fica melhor se aplicado antes da base enquanto os “gurus” dizem que o mesmo deve ser aplicado após?
Não entrem em crise por questões como estas, cada pessoa pode e deve desenvolver os seus próprios métodos de aplicação da maquilhagem. Em termos de auto maquilhagem a “regra” superior é respeitar a VOSSA vontade.
Apenas é preciso reflectir o seguinte: “Realmente prefiro os tais métodos ou não sei como executar de forma diferente?”
Caso a resposta seja a 2ª opção, repensem. Antes de elegermos uma técnica como “a melhor”, precisamos ao menos testar técnicas diferentes. Caso contrário a suposta “escolha” na realidade não passará de “falta de opção”.

  • Respeitar o vosso Gosto, Estilo e Humor.

Inúmeras vezes ouvimos frases do género:
“Se carregou nos olhos, faça uma boca neutra”
“Se aplicou um batom bastante chamativo, não carregue nos olhos”
“Se vai sair durante o dia, utilize maquilhagem neutra”
“Se vai sair durante a noite, faça olhos de drag Queen”
E várias "pérolas"do género.
Tenham em mente que vocês são LIVRES para usarem aquilo que melhor traduz o vosso estilo. Além disso, a Maquilhagem também é um meio de expressar o vosso estado de espírito e humor.
Estão com vontade de sair com batom vermelho e sombra preta? Saiam!
O rosto é vosso e a maquilhagem estará nele.
Parece uma observação óbvia, mas muita gente não a leva em consideração ao ensinar auto maquilhagem. Há sim looks para cada ocasião, eles servem apenas como REFERÊNCIA, não como REGRA. Para este tópico apenas uma “regra” é fundamental: Bom Senso (entretanto, até este tem seus momentos de ser colocado de parte)

  • Reconhecer, Respeitar, Tratar e Utilizar Produtos Específicos ao vosso Tipo de Pele.

Convenhamos, a frase acima já diz muito! Este é outro tópico que certamente será abordado separadamente em uma lição (ou lições).
A Base-Coqueluche-do-Momento ficará uma "porcaria" no vosso rosto caso ela não seja indicada ao vosso tipo de pele. De nada adiantará passar horas a maquilharem-se se instantes depois a maquilhagem derreter, craquelar, virar uma frigideira de óleo ou o deserto do Saara. E tudo isto dependerá tanto dos produtos escolhidos quanto da vossa rotina de cuidados com a pele.
Como sempre vos vou dizer digo:  não há maquilhagem que sobreviva numa pele sem a devida preparação pré-maquilhagem.

  • Possuir os Itens Essenciais e Reconhecer as suas Funções e Limites.

É fato, como nos iremos maquilhar se não tivermos os itens essenciais para executar a maquilhagem? Como iremos utilizá-los se não soubermos para quê eles servem e o quê esperar deles???

 (Irei publicar quais os kits dívidos por secções de rosto)
  • Reconhecer os vossos Objetivos

Reflictam: Para que é  que vocês querem aprender Auto maquilhagem???
Resposta: Para maquilhar. – ERRADO! Ou melhor, resposta incompleta.
Cada uma de nós temos objetivos diferentes, e tais objetivos reflectem sobre o que aprendemos. Afinal, mesmo que inconscientemente, daremos mais atenção às lições que melhor suprem as nossas necessidades individuais. Ademais, de nada adianta fazer um quebrar a cabeça para aprender algo que não iremos utilizar. E aqui entra a deixa para o próximo tópico:

  • Praticar

Reitero o que vos disse, teoria sem prática não constrói conhecimento. Através destes textos apenas posso passar-vos a teoria, a prática será tarefa vossa!
Somente colocando a teoria em funcionamento é que saberemos se ela cabe a nós ou não, somente praticando conseguimos fixar, moldar e ampliar o conhecimento adquirido.
Então,  apenas ler as lições não será muito proveitoso. Reservem algum momento da vossa rotina para testar algo novo, para por em prática alguma técnica de maquilhagem que vocês gostem, para repetir tal técnica até se sentirem seguras a fim de executá-la com frequência ou até mesmo para que possam concluir “Não gostei”.
Repetir repetir – até ficar diferente. Repetir é um dom do estilo. Assim escreveu o grande poeta Manoel de Barro e é assim que funciona: Repetindo e praticando vocês acabam por desenvolver as vossas próprias técnicas e métodos, adaptando o aprendizado.

  • Ter Paciência.

Não se vão tornar uma Make Up Artist da noite para o dia e ponto.
Portanto, não fiquem frustradas caso as vossas primeiras tentativas não saiam nada de jeito. Não desistam de aprender algo que desejam simplesmente por que não ainda não conseguem executar com “perfeição”. Não fiquem a pensar que a “fulana tal” consiga fazer algo enquanto vocês AINDA não conseguem.
Cada um tem seu tempo de aprendizado e limites.
Respeite-os.
Respeitem-se.
Pratiquem.

Por último, porém não menos importante:
  • Ter Vontade de Aprender a Maquilharem-se!


Curso de auto maquilhagem – Dever de Casa.



Como vos expliquei, a cada lição haverá um “Dever de Casa” através do qual poderemos praticar e/ou ter um fundamento real para as lições do nosso Curso de Auto maquilhagem.

O homework de hoje será algo super fácil, porém deve ser executado com extrema sinceridade para com vocês mesma.
Consiste no seguinte:
Tirar uma foto do vosso rosto LIMPO e SEM MAQUILHAGEM. Preferencialmente, prendam ou afastem os cabelos da face para distinguir precisamente os vossos traços e contornos. Sei que fotos assim não são nada atraentes, mas não precisam mostrar para ninguém. Esta foto será o VOSSO objecto de estudo e consulta, recorreremos a ela em várias etapas do curso.
Por agora, apenas observem sem julgamentos prévios, tentem abrir a cabeça e simplesmente observar, isentas de paranóias femininas (ok, ok, este não é um dever de casa tão fácil assim). NÃO julguem o vosso rosto comparando-o com o rosto de outra pessoa, ou com o rosto que vocês gostariam de ter. Começando desta forma o nosso trabalho não terá sucesso.
O que está em causa aqui é o VOSSO rosto. VOSSO! Cada rosto é único! Cada uma de nós tem seus pontos altos e baixos.
Observem o formato do vosso rosto, dos vossos olhos, sobrancelhas, boca, nariz, maçãs, queixo… Foquem-se nas áreas que vocês mais gostam, estas serão objecto de ênfase. Vejam quais são os pontos que gostariam de corrigir e reflictam com racionalidade: “Realmente preciso de correcção ou estou a ser perfeccionista demais?” Percebam as dimensões do vosso rosto, as áreas naturalmente mais proeminentes e aquelas naturalmente mais “fundas”. Observem.
Ainda falaremos bastante sobre como usar a maquilhagem em prol de alguns dos pontos observados.

Espero que tenham gostado, e até a próxima!






2 comentários

  1. Gostei imenso da nova tematica!!! Vai me ser mt util.
    Obrigada Dicavari *

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Joana Ingles pelas tuas palavras.

    Hoje, como todas as segundas feiras, serão abordado uma "lição" relacionada com a automaquilhagem.

    ResponderEliminar

Back to Top